A ORGANIZAÇÃO E O AMBIENTE

Criado em 30 de novembro de 2019 e atualizado em 3 de dezembro de 2019. Categoria:

Para compreender e conceituar transformações empresariais não se pode negligenciar aspectos históricos, a essência da mudança, o contexto e os processos envolvidos. Nesse sentido, Pettigrew (1987) sugere uma abordagem analítica para se compreender as origens, o desenvolvimento e a implementação da mudança organizacional. Uma incursão neste campo exige significativa habilidade para identificar os binômios continuidade e mudança, ações e estruturas, fatores endógenos e exógenos. Elementos políticos e culturais são determinantes de movimentos estratégicos organizacionais. Dada a complexidade organizacional, determinados fenômenos devem ser investigados sob perspectivas teóricas em multinível. Ou seja, sob o manto de teorias complementares e indissociáveis.  

Fonte:

PETTIGREW, Andrew. Context and action in the transformation on the firm. Journal of Management Studies Volume 24, número 6,  pag. 649-670, november, 1987.

A literatura que se debruça acerca das transformações organizacionais considera que a escassez de recursos e a complexidade de informações, intra setor, representam um relevante gatilho para a mudança empresarial.  Child e Smith (1987) avaliaram a natureza da mudança e transformação organizacional. O emblemático estudo de caso do Business Group Cadbury apontou que as origens da transformação da organização no ambiente de competição repousam principalmente nas mudanças das condições setoriais. Essas novas condições competitivas influenciam e mudam modelos estratégicos do setor, induzindo as organizações a se adaptarem e desenvolverem seus escopos. 

Fonte:

CHILD, J.; SMITH, C. The context and process of organizational transformation – Cadbury limited in its sector. Journal of Management Studies, vol. 24, n. 6, pag. 565-593, 1987.